China desenvolve jato supersônico que promete voo de Londres a Nova York em menos de 2 horas (X @CNSpaceflight)
A China está desenvolvendo um jato supersônico que promete superar o “Son of Concorde” dos Estados Unidos, oferecendo viagens entre Londres e Nova York em menos de duas horas.
+Acordo histórico: Espanha assina projeto para troca do F-5 pelo caça leve turco HÜRJET
+Robô chinês equipado com gás lacrimogêneo gera polêmica: moto ou arma policial?
A Space Transportation, empresa com sede em Pequim, alcançou recentemente uma velocidade de 4998 km/h e altitudes superiores a 65.600 pés em testes.
Utilizando tecnologia de combustão por detonação, que elimina compressores e turbinas tradicionais, o motor Jindouyun reduz peso e custos, mostrando grande potencial comercial para voos de alta velocidade em altitudes próximas ao espaço.
China desenvolve jato supersônico que promete voo de Londres a Nova York em menos de 2 horas (X @CNSpaceflight)
A empresa está avançando rapidamente no desenvolvimento da aeronave de passageiros Yunxing, com previsão de lançamento para 2027. O projeto inclui decolagem e pouso verticais, e os recentes testes validaram a estabilidade e confiabilidade dos sistemas principais do motor. Este marco aproxima o protótipo de se tornar um produto funcional, fortalecendo as ambições chinesas no setor de aviação supersônica.
Enquanto isso, a Boom Technology, dos Estados Unidos, continua os testes do XB-1, um jato apelidado de “Son of Concorde“. A aeronave atingiu recentemente Mach 0.87 (1073 km/h) e altitudes de até 27.716 pés, prometendo reduzir o tempo de voo entre Londres e Nova York para 3,5 horas.
A competição entre os dois países sinaliza uma nova era de inovação em transporte supersônico.
Fonte: The Sun | Foto: X @CNSpaceflight | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial
It's been quite a while without any news of SPACE-TRANSPORTATION. Last week on October 27, they successfully tested the prototype of a supersonic airliner named YunXing https://t.co/qAFo5lyI5h pic.twitter.com/f75CFwNmn3
— China 'N Asia Spaceflight ️ (@CNSpaceflight) November 1, 2024